02/04/2019
ACE de Pompeia se adapta ao Aviso de Débito Eletrônico
Marineves da Silva Barros Souza, do SCPC da ACE de Pompeia, fala sobre a modernização no sistema
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia estará em breve colocando em prática o Aviso de Débito Eletrônico (EAD), nas atividades do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da associação comercial local, depois de instrução em evento realizado na cidade de Marília com o pessoal da Boa Vista SCPC, com gerentes administrativos das 19 associações comerciais do centro-oeste paulista. “As correspondências de aviso de ingresso ao banco de dados do SCPC entram na era digital”, anunciou o presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao tomar conhecimento dos detalhes da nova prática que em breve entrará em vigor na cidade. “Indiscutível as vantagens do aviso eletrônico como um produto eficiente na recuperação financeira em comparação com o aviso através de carta simples”, enfatizou o dirigente pompeense.
De acordo com Marineves da Silva Barros Souza, responsável pela SCPC em Pompeia, o envio da comunicação através do EAD é mais rápido por ser via e-mail e a entrega da informação é mais segura, já que é feita de forma eletrônica, sem intermediários ou risco de extravios. “A privacidade é maior já que a correspondência com o aviso de negativação, ao invés de ser entregue via Correios, chega na caixa de e-mail que é única e exclusivamente da pessoa”, disse a dirigente pompeense. “A mensagem enviada reitera ao consumidor que o não pagamento da dívida pode causar a negativação do nome e por isso a importância de quitar a pendência financeira”, reforçou a dirigente da associação comercial de Pompeia, ao ver que pesquisa recente realizada com mais de 1.700 consumidores, em todo o Brasil, a Boa Vista identificou que 50% dos entrevistados preferem ser avisados da restrição por e-mail, seguido de SMS (14%).
Na opinião da gerente administrativa da ACE de Pompeia a mudança exigirá novos comportamentos. “Não são todos os comerciantes que dominam a informática”, disse em tom de preocupação com a reação do pequeno e micro lojista. “Não tenho dúvidas dos benefícios deste novo comportamento”, conformou-se Marineves da Silva Barros Souza ao deixar claro que o custo será o mesmo que o da carta comum, sendo a recuperação financeira 30% maior em um período de 30 dias, bem como a facilidade no pagamento com o envio de boleto bancário de forma ágil. “Esse novo sistema de eliminar o impacto de atraso por eventuais greves dos Correios, oferecendo mais privacidade ao consumidor, que terá uma assinatura digital, conferindo validade ao documento eletrônico é um passo a frente no varejo”, comentou a dirigente.
De acordo com Lola de Oliveira, diretora executiva de Produtos da Boa Vista SCPC, desde que a Boa Vista passou a operar com esta nova tecnologia, há quatro anos, os casos de sucesso entre os clientes têm sido recorrentes. “O efeito do comunicado por e-mail tem se comprovado mais efetivo do que o da carta enviada pelos Correios na recuperação do crédito" comentou a dirigente da empresa. "A métrica usada para comprovar esta efetividade é a baixa da negativação em até 30 dias”, disse. “Mais de 50% dos registros que a Boa Vista recebe em seu banco de dados de inadimplentes são baixados em até 30 dias após o envio da carta de aviso de débito", falou ao mostrar a eficiência do sistema. "Quando o comunicado vai por e-mail, via AED, este percentual sobe para 65% em 30 dias”, explica a modernidade.