28/03/2019
ACE de Pompeia oferece oportunidades no mercado
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da ACE de Pompeia, fala sobre os programas com estagiários
Os comerciantes em geral da cidade de Pompeia passam a contar com uma oportunidade interessante do ponto vista de gestão da empresa na integração dos jovens ao mercado de trabalho com a parceria entre a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com o Instituto Talentos, uma organização sem fins lucrativos que atua nacionalmente no desenvolvimento e gerenciamento de Programas de Estágio, Programas de Aprendizagem e Programas de Pessoas com Deficiência (PCD). “Uma excelente opção para os nossos associados, que desejam fazer um trabalho na oferta de oportunidades de emprego para os jovens em geral”, disse satisfeito o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini. “Com esta parceria podemos implantar e operar programas, oferecendo soluções integradas e eficazes para o completo atendimento da necessidade das empresas associadas”, disse o dirigente.
De acordo com a Lei 11.788/2008, referente ao Programa de Estágio, é possível contratar estudantes a partir de 16 anos de idade, para atuarem em atividades compatíveis com a área de formação, sem vínculo empregatício. “O estágio facilita a profissionalização, dando a chance ao estudante de aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos no ambiente escolar, e permite à empresa desenvolver novos talentos”, acredita o dirigente da associação comercial pompeense, que é favorável ao jovem no mercado de trabalho de forma regulamentar. “É preciso oferecer a chance do primeiro emprego, dentro da lei, e formando profissionais responsáveis”, defende o presidente da ACE de Pompeia.
Com base na Lei 10.097/2000, referente ao “Aprendiz de Talento”, o programa tem como principal objetivo a formação profissional de jovens entre 14 e 24 anos de idade. Ao contratar um aprendiz, além de cumprir a cota exigida pela legislação, a empresa propicia a geração de renda ao jovem, dando-lhe a oportunidade de transformar a própria realidade social por meio do trabalho. “O Programa Talentos Eficientes contempla o cumprimento da legislação que estabelece cota obrigatória para empresas com 100 ou mais empregados”, disse Rinaldo José Traskini, ao mencionar a Lei 8.213/1991, que regulamenta o programa que está sendo oferecido aos comerciantes de Pompeia, em geral.
Segundo o presidente da associação comercial local, cada vez mais os comerciantes estão conscientes do papel social e legal que compreendem, fazendo com que as empresas passem a valorizar a inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD) como uma ação que pode transpor as barreiras do preconceito, construindo a sustentabilidade com base na valorização e respeito às diferenças individuais. “Sem contar o lado humanitário que o empresário sempre se preocupa”, disse o dirigente ao solicitar aos comerciantes em geral que busquem uma forma de se envolver neste sentido.
Para Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia, o comerciante interessado deve entrar em contato com a secretaria da associação comercial para envio de currículos e de ofertas de mão de obra. “Os currículos podem ser encaminhados por e-mail”, disse a dirigente de Pompeia ao apontar o endereço eletrônico: currículo@acepompeia.com.br. “Já para saber sobre os programas e utiliza-los, basta agendar uma visita pelo telefone”, completou a gerente administrativa indicando o número telefônico (14) 3452-4752.