22/03/2019
Grupo é reunido em Pompeia para exposição de ideias
Encontro realizado na ACE de Pompeia foi exclusivo para as mulheres, na celebração do dia internacional
Mulheres empreendedoras estiveram reunidas na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, dentro das festividades comemorativas ao “Dia internacional da mulher”, celebrado mundialmente no dia 08 de março. Numa parceria com o Escritório Regional do Sebrae, o encontro atraiu dezenas de empresárias que anualmente se encontram nesta época do ano na sede da associação comercial pompeense. “Foi uma atividade de negócio exclusivo entre elas, que sempre dá certo”, comentou o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini, que acha válido este tipo de encontro específico, principalmente por uma data tão especial. “Elas sabem aproveitar bem o evento e se interagem muito agradavelmente, tanto que o encontro é bastante esperado por elas”, afirmou o dirigente que deixou as mulheres a vontade no programa do Sebrae Aqui.
A atividade teve como objetivo criar sinergia entre as empreendedoras para que gerassem novos negócios, além de fazer contato com novas fornecedoras, parceiras e clientes. As empresárias participantes foram divididas em grupos, através de mesas separadas para as atividades generalizadas. Cada participante teve tempo para uma rápida e objetiva apresentação dos produtos e serviços que desenvolvem, além de distribuir cartões e materiais promocionais a vontade. “Foi uma excelente oportunidade de “network” entre elas”, frisou Valdenice Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia. “Ao término de cada sessão houve um rodízio de empresas até todas as participantes se apresentarem entre si”, acrescentou a dirigente pompeense que participou do encontro realizado.
De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP Amanda Alves Laudacio, o objetivo do evento foi o de ajudar as empresárias na ampliação das relações comerciais. "Muitas vezes a empresária está precisando de algum produto ou serviço e a outra empresa está tão próxima dela, mas ela não consegue enxergar”, disse a facilitadora. “O Encontro de Negócios é uma forma de gerar esse relacionamento. Mesmo que o negócio não seja fechado no dia, é uma oportunidade de começar futuras negociações", afirma a analista do Escritório Regional do Sebrae, um dos principais parceiros da associação comercial. “A mulher tem um importante papel na classe empreendedora, seja como agente principal ou coadjuvante”, comentou Rinaldo José Traskini que pretende promover encontros semelhantes devido ao bom aproveitamento existente.
A cada dia que passa as mulheres estão cada vez conquistando mais espaço e ganhando força no mundo corporativo. A concretização desta realidade vem com os dados, em 2000, quando as mulheres simbolizavam 28,4% dos gestores paulistas. Já em 2010, elas passaram a representar 34,9% dos empresários. Estudos apontam setores em que as empresárias apostam, estando em primeiro lugar com 45% o setor de serviços, logo em seguida aparece o segmento de comércio com 27%. Recente relatório traz dados sobre as principais necessidades de orientação das gestoras paulistas que são semelhantes ao dos empresários. As principais necessidades dizem a respeito sobre capital para negócio, atendimento e vendas, clientes e mercado-alvo. “Dai a importância de encontros como este, acontecendo mais vezes, independente da celebração ao Dia Internacional da Mulher”, ressaltou o presidente da associação comercial de Pompeia.