06/03/2019
Vendas mostram crescimento em Fevereiro, diz dirigente
Rinaldo José Traskini e Ailton Figueiredo de Lima, ambos da ACE de Pompeia, avaliam performance de fevereiro
Uma boa notícia para os comerciantes em geral. As vendas no varejo mostram crescimento de 5,9% no último mês de Fevereiro o que projeta para Março boa expectativas no setor varejista, segundo o dirigente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Ailton Figueiredo de Lima, que faz parte do Conselho Fiscal da diretoria atual. “A pesquisa refere-se ao comércio paulistano, que dita o comportamento do varejo no Brasil por reunir a maior concentração de comerciantes e consumidores na América do Sul”, disse o dirigente de Pompeia, ao tomar conhecimento do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Talvez esse crescimento em Fevereiro seja pela ausência do Carnaval naquele mês, que já é pequeno em termos de dias úteis”, acrescentou o presidente da associação comercial pompeense, Rinaldo José Traskini, que também considerou o crescimento como benéfico. “Vamos ver como será o comportamento do mês de Março”, disse com expectativa positiva.
Apesar das transações comerciais a prazo aumentaram 4,9%, diante das comercializações à vista avançaram 6,8%, segundo presidente da ACSP, Alencar Burti, dois fatores enfraqueceram a base de comparação. “Em fevereiro de 2018, houve um dia útil a menos e foi realizado o Carnaval (que em 2019 caiu em março)”, lembrou o atual presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), também. “Muitos paulistanos viajam no Carnaval, esvaziando a cidade e afetando negativamente o comércio; isso provavelmente será percebido agora no começo de Março”, comentou ao torcer para as vendas de Março não serem afetadas pelo período carnavalesco. “O Carnaval é uma data boa para o setor de serviços, mas fraca para o comércio”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp.
Para o dirigente da associação comercial de Pompeia na comparação com janeiro de 2019, o movimento do comércio caiu em média 3,1% em relação a fevereiro de 2019 ― os recuos foram de 1,4% nas vendas a prazo e de 4,8% nas vendas à vista. “Talvez isso seja normal com as vendas sendo mais fracas no começo do ano”, comentou Ailton Figueiredo de Lima. “Além disso, janeiro contou com dois dias úteis a mais”, contabilizou Rinaldo José Traskini ao verificar que no período acumulado dos últimos 12 meses terminados em fevereiro de 2019 com os 12 meses anteriores ― uma análise livre de efeitos sazonais e calendário ― o balanço mostra crescimento médio de 2,1% no movimento das vendas, dentro do ritmo apresentado nos últimos meses de 2018.
Para Ailton Figueiredo de Lima o comportamento do comércio paulistano, avaliado pelo Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC, mostra a tendência de todo o comércio varejista no Brasil. “Não tenho dúvidas de que esta tendência reflete no comércio de Pompeia, também”, comentou o dirigente da associação comercial local que acredita num período de crescimento nesta primeira parte do ano. “Vivemos um momento de expectativas positivas no campo político e econômico”, reforçou Rinaldo José Traskini, que também acredita nesta performance positiva no comércio de Pompeia. “O crescimento vai acontecer”, garante. “Resta saber de quanto será”, afirmou o presidente da ACE de Pompeia.