20/11/2018
Comércio de Pompeia se prepara para grande liquidação
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente da ACE de Pompeia, avalia o Black Friday no varejo pompeense
Os comerciantes da cidade de Pompeia estão se preparando para a grande liquidação denominada de “Black Friday”, no próximo dia 23 de Novembro, sexta-feira, quando acontece mundialmente uma “mega” liquidação em diversos segmentos do comércio varejista em geral. “O que começou na internet, hoje é uma das principais datas do varejo nacional”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao destacar a campanha desta semana entre os lojistas pompeenses. “Uma data que ganha força a cada ano”, admite o dirigente que também inicialmente não acreditava na promoção. “Hoje não tem como não acrescentar no calendário”, falou o dirigente.
O chamado “Black Friday” ou “Sexta-Feira Negra” é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é a 4°quinta-feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de “Black Friday” o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. “Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o Natal”, recordou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento. “Hoje faz parte da cultura do comércio em geral”, reconheceu a dirigente de Pompeia.
De acordo com Rinaldo José Traskini na ânsia de querer chamar a atenção e atrair consumidores, algumas empresas se antecipam ou fazem com que a campanha seja duradoura por vários dias ou semanas. “Isso pode descaracterizar a campanha”, opinou ao lembrar que a força da campanha é ser em apenas um dia: a quarta sexta-feira do mês de Novembro. “A força do hábito se adquire com o tempo, e se não houver limites, a data pode se perder”, teme o dirigente que já aponta o Black Friday dentre as melhores datas do varejo, ao lado do Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. “O lojista já se programa para esta liquidação, querendo ou não”, falou ao dizer que a maioria dos lojistas fazendo a promoção, obriga os demais a se enquadrarem. “O comércio é quem dita a regra”, falou.
Na opinião de Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas o Black Friday passou a ser o início das vendas do Natal, agregando com o pagamento da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo e das empresas de médio e grande portes. “Indicadores econômicos já mostraram que o Black Friday já atingiu o volume de vendas do mês de Dezembro, com o Natal e tudo”, lembrou a dirigente de Pompeia que separa as vendas de Novembro e de Dezembro, com crescimento no volume de vendas em Novembro por causa do Black Friday. “E a diminuição de Dezembro também é por consequência das vendas do Black Friday”, acrescentou a gerente administrativa que vem monitorando o comportamento do varejo brasileiro como forma de propor estratégias para os comerciantes de Pompeia. “Sem dúvida o Black Friday não pode ser evitado”, admitiu.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME