04/10/2018
CRIANÇAS - Expectativa de vendas em Pompeia é positiva
As vendas para o Dia das Crianças prometem ser melhores que as do ano passado, segundo a ACE de Pompeia
O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, conversando com alguns comerciantes da cidade, ficou animado quanto as vendas para o Dia das Crianças, no próximo dia 12, quando nacionalmente a data é celebrada no varejo brasileiro. “O Dia das Crianças perde para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais”, apontou o dirigente que se entusiasmou com as conversas que teve. “O varejo deve movimentar R$ 2,5 bilhões no Dia das Crianças”, falou ao generalizar as vendas e estimar elevação entre 3 e 5 por cento de crescimento no comparativo com o ano passado. “A vendas devem registrar resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, após as quedas observadas em 2015 e 2016”, argumentou ao ter em mãos recente pesquisa da Boa Vista SCPC que sempre orienta as associações comerciais.
A área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC projeta um crescimento em torno de 2,5% nas vendas neste Dia das Crianças, na comparação com 2017. Com isso, o movimento do comércio na data deve registrar resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, após as quedas observadas em 2015 e 2016 (-3,4% e -4,2%, respectivamente). O crescimento de 2,5% em 2018, porém, deve ser ligeiramente inferior aos 2,7% registrados no ano passado. Segundo os economistas da Boa Vista SCPC, por causa do alto nível de desemprego e da queda da confiança, já é possível notar sinais de enfraquecimento das vendas do varejo, o que tende a se refletir no movimento das datas comemorativas.
Para Rinaldo José Traskini este último trimestre do ano é importante para o empresariado em geral como forma de equilibrar e superar o volume de vendas. “Passamos a maior parte do ano pagando impostos e sobrevivendo”, disse com experiência própria no comércio de muitos anos. “Nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro é que, dependendo da economia podemos prever um lucro ou empate em toda a temporada”, disse. “As vezes admite-se o prejuízo, também”, frisou ao reforçar a dificuldade em manter as lojas diante das questões políticas, econômicas e sociais. “O comércio é sensível a qualquer tipo de crise”, ensinou ao apontar a perseverança, a criatividade e ao conhecimento, como as formas de superação administrativa.
De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, nas demais datas comemorativas de 2018, observa-se ter alta das vendas. Sempre na comparação com 2017, o movimento do comércio cresceu 3,2% na Páscoa, 4% no Dia das Mães, 2,2% no Dia dos Namorados e 2,8% no Dia dos Pais. “O crescimento é esperado para o Dia das Crianças em Outubro, o Black Friday em Novembro e o Natal em Dezembro”, apontou as três próximas datas comerciais a serem seguidas pelo comércio varejista em geral. “Vamos iniciar nossa campanha com sorteio de prêmios, um automóvel no primeiro prêmio, exatamente acreditando no crescimento do movimento e das vendas, entre as lojas de Pompeia”, argumentou o presidente da associação comercial.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME